Realidade Aumentada VS Realidade Virtual
Sejam bem vindos a mais uma publicação dos Em Manutenção. Hoje iremos falar sobre duas tecnologias que têm crescido imenso com cada vez mais adeptos e mais produtos inovadores a entrar no mercado, a Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
Embora possam, por vezes, ser confundidas, são tecnologias distintas muito diferentes e com diferentes propósitos.
A realidade virtual é uma simulação artificial, gerada por computador ou recreação de um ambiente ou situação real da vida. Esta submete o utilizador a uma experiência imersiva, fazendo com que se sinta a experiência na primeira pessoa, através da estimulação visual e auditiva do dispositivo. Um de alguns defeitos desta tecnologia é que para se poder usufruir da mesma é necessario ter equipamentos especificos, por exemplo, Oculus Rift ou o HTC Vive (ou equivalentes, equipados com a mesma tecnologia).
Por outro lado, a realidade aumentada (AR) é uma tecnologia que cria objetos não existentes no mundo real.
A tecnologia AR está em rápido crescimento e grandes empresas da indústria tecnológica já a estão a utilizar para criação de novas ferramentas que permitem ao utilizador obter informações melhoradas sobre o que está a ver. Por exemplo, com recurso a uma câmara de smartphone, é possível fazer medições virtuais, ler uma sala e gerir a disposição de móveis, entre outros, mas a AR tem ainda muito para crescer, como a integração desta tecnologia nas ciências e medicina.
Video que explica a diferença entre estes dois tipos de realidade: https://www.youtube.com/watch?v=YqkmGHGQ3LA
Sem comentários:
Enviar um comentário