Representação Digital dos Dados
A representação digital é o que nos permite utilizar o computador como um processador simbológico. Para se facilmente entender como funciona um sistema de multimédia devemos perceber como é representada a informação.
O computador trabalha com informações que viajam rapidamente pelo sistema e que precisam de ser manipuladas e guardadas, para que se tenha uma ideia do espaço que cada informação ocupa utiliza-se as unidades de grandeza para medir esse espaço.
Para manusear esses dados o computador utiliza os números binários, 0 e 1. Os Computadores e outros componentes tecnológicos interpretam impulsos elétricos, 0’s quando a carga é negativa e 1’s quando a carga é positiva. A cada impulso elétrico damos o nome de bit.
Um conjunto de 08 bits reunidos como uma única unidade forma um byte. As unidades superiores ao byte são sempre multiplicadas por 1024 para obter a seguinte, como por exemplo, para passa de byte para quilobyte tem de se multiplicar por 1024 bytes, logo 1 quilobyte equivale a 1024 bytes. Outras grandezas podem se ver na tabela ao lado.
Conversão de números binários em números decimais e vice-versa
Número decimal em Binário
Para passar um número decimal para binário tem de se dividir o número decimal, consecutivamente, por 2 até não dar mais. O número binário é representada pelos restos da conta, organizados do último para o primeiro.
Na imagem está um exemplo desta conta:
Conversão de binário em decimal
Dado um número N, binário, para expressá-lo em decimal, deve-se escrever cada número que o compõe (bit), multiplicado pela base do sistema (base = 2), elevado à posição que ocupa. Uma posição à esquerda da vírgula representa uma potência positiva e à direita, uma potência negativa. A soma de cada multiplicação de cada dígito binário pelo valor das potências resulta no número real representado. Exemplo:
1011(binário)
1 × 2³ + 0 × 2² + 1 × 21 + 1 × 20 = 11
Portanto, 1011 é 11 em decimal
Webgrafia: