terça-feira, 13 de novembro de 2018

Imagem | Parte 1

Imagem


Conceito de Imagem


     A imagem é um termo que se refere à imagem, figura ou apresentação de algo, como uma paisagem. A imagem é um meio de informação da multimédia. Esta é usada para enriquecer apresentações, trabalhos, entre outros. As imagens tornam a multimédia menos cansativa ao olho, quando em conjunto com texto. Também provem muita informação, principalmente quando é difícil de  escrever essa informação.





"Uma imagem vale mais
do que 1000 palavras"

     A frase em cima apresentada fala-nos da quantidade de informação que uma imagem pode conter em si. Certos imagens que o olho vê são difíceis de exprimir por palavras. Por exemplo, de modo a descrever uma paisagem pormenorizada, teríamos de usar um conjunto extenso de palavras de modo a descrever o que vemos, de modo a ficar verdadeiro à realidade, ou seja, uma descrição precisa. Por sua vez, uma imagem facilmente trata dessa tarefa.

     Exemplo: Um campo verdejante, onde se pode avistar uma estrada de terra castanha não muito larga, mas que estende até ao horizonte. Poucas árvores se podem ver, mas as que existem já não possuem muitas folhas e estão largamente espaçadas entre si. O céu está bastante limpo, apenas com algumas nuvens. A uma grande distância pode se ver um monte não muito alto.

Imagem: 

     Como se pode ver por este exemplo, a imagem retrata muito melhor aquilo que vemos, ao contrário do texto.

Cor
     
 Conceito de Cor

     A cor é a sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais e que é interpretada no cérebro. Trata-se de um fenómeno físico-químico em que cada cor depende do comprimento de onda. As cores ajudam-nos a distinguir os objetos e imagens. A cor também faz parte da quantidade de informação que uma imagem possui. Por exemplo, "Aquele carro é preto.", com esta frase ficamos a saber que o carro não é de qualquer cor, mas sim preto.

Como o cérebro processa a Cor

     Os corpos iluminados absorvem parte das ondas electromagnéticas e reflectem as restantes. Essas ondas reflectidas são captadas pelo olho e, dependendo do comprimento de onda, são interpretadas pelo cérebro. Em condições de pouca luz, o ser humano apenas consegue ver a preto e branco. A cor branca, neste sentido, é o resultado da sobreposição de todos as cores. A cor preta, em contrapartida, é o contrário e define-se como sendo a ausência de cor. Convém destacar que se conhece como cores primárias aquelas que não se conseguem obter a partir da mistura de outras cores. Por exemplo: “O meu pai comprou um carro de cor azul”, “Estou à procura de umas calças de cor preta que combinem com a minha nova camisa”.


Visão Escotópica e Visão Fotópia

     O ser humano tem dois tipos de visão,  escotópica e a fotópica. visão escotópica capta baixos níveis de luminosidade e não detecta as cores. Este tipo de visão é utilizado durante a noite, ou estando em ambientes escuros depois de certo tempo, onde o olho passa a ser mais sensível às ''luzes azuis''. Os sensores utilizados pela visão escotópica são os bastonetes, que são cerca de 110  milhões a 125 milhões em cada olho (retina). A visão fotópica é a que possibilita ver cores, que  é utilizado durante o dia ou em níveis normais de luminosidade. A luz que é projectada na retina e é processada pelos cones (em cada olho existem  cerca de 6,400,000 deles).

Webgrafia:











Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagem Final

 Esta é a última mensagem no Blog, uma vez que o ano está a acabar.                                 Foi um prazer.  FIM