segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Imagem | Parte 2

Imagem | Parte 2

Pixel













     Pixel ou píxel (sendo o plural pixels ou píxeis) (aglutinação de picture e element, ou seja, elemento de imagem, sendo pix a abreviatura em inglês para pictures) é o menor elemento em um dispositivo de exibição (por exemplo, um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de pixels formam a imagem inteira. Em um monitor colorido, cada pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Nos melhores monitores, cada um desses pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e combinando tonalidades dos três pontos é então possível exibir pouco mais de 16.7 milhões de cores diferentes (exatamente 16.777.216). Em resolução de 640 x 480 temos 307.200 pixels, a 800 x 600 temos 480.000 pixels, a 1024 x 768 temos 786.432 pixels e assim por diante.

Resolução do ecrã

     Resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo se aplica igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Resoluções mais altas significam mais detalhes na imagem. As imagens e vídeos têm diferentes resoluções, dependendo da qualidade da mesma. Quanto maior for a resolução, maior a qualidade.
     A resolução muitas vezes é medida em pixéis. A contagem é feita na quantidade de pixéis em altura e comprimento.




     Resumindo, a resolução é o que nos diz a qualidade de imagem.

Profundidade de Cores

     A profundidade de cores é outro fator existente numa imagem. Esta diz-nos a quantidades de cor que uma imagem pode conter. Basicamente é definida pela quantidade de bits que uma imagem tem para definir as cores. Um pixel com 1 bit, apenas pode ter duas cores, o preto e o branco. Quantos mais bit tem um pixel, mais cores vai poder apresentar e a qualidade de imagem vai ser melhor. Mesmo que a imagem tenha muitas cores e melhor resolução, se o monitor não tiver bits por pixel suficientes, a imagem não vai aparecer com a qualidade toda.

Tamanho do ficheiro

     O tamanho do ficheiro de uma imagem é definido pela qualidade da mesma, quanto maior for a resolução da imagem, maior vai ser a informação guardada, logo o ficheiro vai ser maior. O mesmo se passa com a profundidade de cor, quantos mais bit por pixel, ou profundidade de cor, a imagem tiver, mais espaço esta vai ocupar no computador.

Modelos de Cores

RGB:

     O modelo RGB é a abreviatura de um sistema de cores aditivas em que o Vermelho (Red), o Verde (Green) e o Azul (Blue) são combinados de várias formas de modo a reproduzir um largo espectro cromático. O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, retroprojetores, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposição, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtrativas.


   

CMYK:

 CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo(Yellow) e Preto (Black). O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB. Ciano é a cor oposta ao vermelho, o que significa que actua como um filtro que absorve a dita cor (-R +G +B). Da mesma forma, magenta é a oposta ao verde (+R -G +B) e amarelo é a oposta ao azul (+R +G -B). Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais ciano produzirá azul e ciano mais amarelo produzirá verde.




HSV:

     HSV é a abreviatura para o sistema de cores formada pelas componentes hue (matriz), saturation (saturação) e value (valor). 
  • Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%. 
  • Saturação: Também chamado de "pureza". Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%. 
  • Valor (brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.

YUV:

     modelo YUV guarda a informação de luminância (perceção da luminosidade e do brilho) separada da informação de crominância ou cor (tonalidade e saturação)ao contrário dos modelos RGB e CMYK, que em cada cor inclui informação relativa à luminância, permitindo por isso ver cada cor independente da outra. Assim, este modelo define-se pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U=blue-Y e V=red-Y).Com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância, reduzindo, assim, a informação que seria necessária caso se utilizasse outro modelo. Este modelo permite  permite uma boa compreensão dos dados, uma vez que permite que alguma informação de crominância seja retirada sem implicar grandes perdas de qualidade da imagem.
    Este modelo é usado em televisões e sinais de vídeo.

Webgrafia:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagem Final

 Esta é a última mensagem no Blog, uma vez que o ano está a acabar.                                 Foi um prazer.  FIM